Sua indústria lançou um novo medicamento e precisa garantir o sucesso das vendas. Afinal, trata-se de um produto de alto valor agregado e que não pode correr o risco de ficar encalhado nas gôndolas. A essa altura você já fez um estudo de painel, mas mesmo assim ainda não se sente seguro se está usando a estratégia ideal para esse caso, certo?
O exemplo acima é mais comum do que se imagina. Muitas indústrias que precisam ampliar a capilaridade de produtos farmacêuticos ficam receosas a respeito da estratégia de definição de painel. E isso não é à toa. Para aumentar as vendas no canal farma é preciso ser assertivo no posicionamento e na distribuição dos medicamentos.
Mesmo que você já tenha um painel pronto, ao contar com o trabalho de uma consultoria com expertise na área, é possível otimizá-lo, reduzir custos e alcançar a meta esperada.
Saiba como fazer isso
O primeiro passo para ter sucesso na definição do painel é planejar os produtos que devem ser posicionados no canal farma. Feito isso, a próxima etapa é pensar na estratégia de visitação ao varejo.
Quando falamos de visitação do painel temos que levar em consideração dois pontos importantes:
1 – Setorização
Para todo o trabalho de visitação e promoção no canal farma é realizado um estudo para identificar as farmácias potenciais. O Estudo de Distribuição do IQVIA mapeia toda a cadeia do mercado e ajuda na escolha ideal da setorização, o que aumenta a assertividade.
Outro ponto fundamental para ter sucesso na estratégia do painel é aliar esta setorização com um estudo sociodemográfico.
No passado, esse serviço era realizado somente geograficamente. Hoje em dia, já é possível segmentar o painel levando em conta informações demográficas do IBGE como, por exemplo, faixa etária, sexo, poder aquisitivo, entre outras informações do censo.
2 – Roteirização
A próxima etapa depois da setorização é a roteirização. É preciso definir se a indústria precisa de um promotor (alguém que só faça as visitas) ou de um ‘promovendedor’ (alguém que além das visitas, também faça demonstrações). Essa definição é importante para poder calcular a média de visitas dentro do painel escolhido. Afinal, a visita de um ‘promovendedor’ costuma demandar mais tempo e esforço do que de um promotor.
O trabalho de roteirização, quando planejado corretamente, é fundamental para calcular quantos KM serão rodados por dia, qual o gasto médio com combustível, o custo dos pedágios do circuito e etc. A roteirização traça o melhor caminho com o menor tempo. Com ela, a indústria otimiza os gastos com visitas e viagens através de rotas e roteiros precisos e georreferenciados.
Portanto, para aumentar as vendas no varejo farmacêutico é preciso planejar um painel detalhado e que tenha potencial para impulsionar a venda da sua oferta. Nem sempre painéis homogêneos, formados apenas por um perfil de canal são o indicado.
E aí que mora a necessidade de contar com um apoio consultivo na escolha do painel. Conte com empresas que tenham acesso a informações de vendas (Sell in e Sell out) de alta granularidade ou de um percentual alto de PDVs.
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Crie setores potenciais a partir do painel de atuação, elaborando roteiros com estimativa de distância entre pontos, adequando rotas com inteligência e visualizando a cobertura através de mapas e relatórios inteligentes.
Conte com o apoio do parceiro certo e tenha todas essas soluções integradas, com base no potencial de demanda de cada setor geográfico.
Fonte: Blog Inter Players
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) no ano passado, apontou que o índice de fidelização do shopper no PDV caiu significativamente nos últimos seis anos.
Em 2010, 66,8% dos consumidores compravam quase sempre no mesmo ponto de venda. Já em 2016, esse número caiu para 48,7%. Ainda de acordo com o estudo, 82% dos entrevistados disseram que o atendimento em farmácia é fundamental para que continuem comprando no mesmo local.
Quer fidelizar o shopper e não sabe como?
Veja as cinco dicas que preparamos:
1. Invista na experiência de compra do shopper
O novo perfil de consumidor está em busca de boa experiência de relacionamento com o PDV. Então, está na hora de conhecer quem é realmente o shopper e identificar suas necessidades e desejos.
Para isso, você pode investir em pesquisas de comportamento na loja, na criação de cadastros que vão além do básico (nome, CPF, telefone, etc) e ainda criar estratégias de comunicação eletrônica para que possa obter mais informações sobre ele. Uma dica para ter maior adesão à estas pesquisas e cadastros é oferecer produtos com descontos para os respondentes.
Não esqueça de registrar o histórico de compras de cada um. Com esses dados em mãos é possível analisar a periodicidade, o ticket médio e as necessidades individuais. Tudo isso será fundamental para criar uma experiência de compra enriquecedora para ele.
2. Organize a disposição dos produtos nas gôndolas
Parece óbvio, mas não é. Na hora de organizar os produtos e medicamentos nas gôndolas é essencial se colocar no lugar do shopper e pensar como ele.
Montar uma estratégia de viabilidade na loja e correlacionar produtos que tenham compras correspondentes é essencial.
Além disso, é importante o alinhamento com as equipes de trade marketing das indústrias farmacêuticas para a organização das promoções e itens de destaque na loja. A equipe de trade está habituada na organização de grades promocionais e CRM em vários perfis de loja e pode te ajudar a executar um plano promocional de sucesso. Explore este relacionamento!
Por fim, avalie se os clientes estão encontrando com facilidade os itens que procuram. Tudo isso faz parte do bom atendimento em farmácia e sucesso nas vendas.
3. Crie campanhas de engajamento
Com que frequência o shopper está voltando ao PDV? Se você identificou que o retorno dos clientes da sua farmácia está abaixo do esperado ou que você nem conhece este número, pode ser que o concorrente esteja com condições mais atraentes.
Neste caso a mesma regra de estreitar o relacionamento com as equipes de trade vale para a criação e campanhas de engajamento, mas você também pode pensar em ações individuais que só a sua loja pode oferecer.
- Crie kits de vendas para aumentar ticket médio do cliente;
- Crie planos de descontos e/ou faça parcerias com programas de cartões fidelidade.
- Aproveite os programas de fidelidade da indústria e crie uma comunicação atraente para eles, você também ganha quando usa esses programas!
Pense em como usar estrategicamente as informações cadastradas para manter contato e crie campanhas de engajamento e branding.
4 . Tenha uma equipe bem treinada
Além de serem ágeis no atendimento, os funcionários devem entender dos produtos e medicamentos com os quais trabalham. Isso é fundamental para otimizar uma venda.
Realize com frequência treinamentos para o desenvolvimento de postura no ambiente de trabalho e também capacite a equipe para conhecer o portfólio de ofertas. Para ter resultados ainda melhores, terceirize o treinamento com um especialista no assunto.
5 . Ofereça um atendimento ágil
Caixas que tenham filas enormes para pagamento ou balcão com poucos funcionários e excesso de consumidores são situações que fazem uma pessoa desistir da compra.
É fundamental que o gestor do PDV esteja atento a isso e trace medidas para agilizar o processo de atendimento. Uma forma de ganhar velocidade é com a automação dos sistemas.
Um agilizador de processos muito importante é a utilização de um sistema de execução comercial integrado com o software do ponto de venda. Existem várias opções no mercado, mas fique atento àqueles que conseguem executar suas regras de negócios de forma segmentada, que tenha um suporte comercial preparado e que te ajude na gestão dos acordos de trade.
É importante também que seu ponto de venda seja uma referência quando o shopper precisar de uma farmácia em sua proximidade. Você pode contar com aplicativos que ajudam seu PDV a ser encontrado facilmente. Assim, garante o acesso aos produtos por meio de uma solução de mobilidade que reúne farmácias e drogarias de todo o país.
A fidelização do shopper é uma iniciativa que depende da maneira como sua farmácia está sendo administrada, de bons relacionamento com a indústria e de parcerias que te ajudem a integrar seus processos. Pense nisso, reveja os processos e identifique onde podem estar os gaps para fidelizar ainda mais o shopper.
Fonte: Blog Interplayers
Nos últimos anos os não medicamentos vêm ganhando cada vez mais força dentro da farmácia. De acordo com dados da Close – Up, esses produtos representam cerca de 1/3 do volume de vendas em unidades e sua representatividade vem crescendo dentro do setor.
Dentro desse mercado, os itens de “Higiene e Produtos de Consumo” lideram o volume de vendas, representando cerca de 66% das vendas do setor, seguida da categoria “Outros”, com 24% e “Alimentos e Bebidas”, com 12% de acordo com dados de março de 2019.
Na prática, o que isso significa?
Os não medicamentos estão presentes em mais de 80 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Não importa se é numa farmácia independente ou numa grande rede, o segmento ganhou força por contribuir muito para valorizar a experiência de compra do cliente na farmácia.
O medicamento ainda é a principal razão de destino dos shoppers, mas à medida que ele chega à loja, não há por que deixar de aproveitar esse momento e levar itens fundamentais para sua qualidade de vida.
Os PDVs que investem nessa categoria conseguem oferecer um mix de produtos mais completo e diferenciado e, com certeza, têm melhores resultados, margens, lucratividade e serviço aos seus clientes.
Oportunidades
As grandes redes ainda são os principais motores de venda das categorias de Não Medicamentos, com cerca de 60% do volume proveniente de suas lojas.
Entretanto um dos setores do varejo que mais crescem nos últimos anos na venda em Não Medicamentos, são as médias redes e o associativismo, que já atingem cerca de 20% das vendas no setor. Conhecido como canal indireto, trata-se de outro importante pilar na distribuição numérica da Indústria. São farmácias importantes, localizadas especialmente em municípios que variam de 50 a 300 mil habitantes.
Se você é um executivo deste setor, deve estar sedento pela oportunidade que o canal farma apresenta. E para aproveitar ao máximo essa oportunidade, com certeza você não pode prescindir de equipes de alta performance, integração com os parceiros, inteligência e visibilidade da informação e efetividade comercial.
O modelo de drogarias evoluiu muito nos últimos tempos e, com ele, o merchandising para farmácias também. No início, a farmácia apenas dispensava os produtos atrás do balcão. Clientes somente entravam na área atrás do balcão para tomar uma injeção ou tirar a pressão. Do lado de fora, só a balança.
Porém, com o tempo, o espaço da loja começou a ganhar prateleiras e gôndolas para a exposição de produtos não éticos e MIPs, Medicamentos Isentos de Prescrição. E esse modelo revolucionou o varejo farmacêutico e o merchandisng para farmácias.
A maneira como as drogarias se comunicam com os consumidores hoje é muito diferente. O autosserviço ganhou prestígio dos empresários e também dos clientes, que podem comprar os produtos que desejam com mais facilidade. Isso possibilitou maior capacitação dos balconistas, que hoje podem falar sobre produtos como vitaminas aos consumidores, por exemplo.
Pensando nesse novo tipo de comunicação, as farmácias devem aproveitar as técnicas de merchandising para atrair e conquistar clientes, não somente por oferecer os produtos mais baratos, mas também por saber se comunicar com o público da região em que atua.
Mas, afinal, o que é merchandising para farmácias?
Merchandising é uma palavra em inglês, significa mercadoria (substantivo) ou também pode ser um verbo que indica o ato de fazer negócio, ou seja, comprar e vender alguma coisa. Uma ferramenta muito utilizada no marketing como uma técnica de planejamento e promoção de um produto, no local e tempo adequados.
Para fazer com que os clientes comprem mais e destacar-se em meio a tantos concorrentes, é indispensável fazer um bom merchandising. Sabemos que clientes são influenciados pela ambientação da loja e por seus funcionários.
Merchandising para farmácias e o comportamento do consumidor
Compreender o comportamento do consumidor local é a primeira lei para saber como se comunicar bem. Saber analisar o consumo, os produtos que o cliente busca, o giro dos principais itens da loja, entre outros fatores, é muito importante.
O merchandising para farmácias é um grande fator de diferenciação entre as marcas. Com as margens dos produtos sempre menores a fim de atrair os clientes pelo preço, a comunicação pode ser um fator decisivo.
Vale lembrar que a comunicação acontece dentro e fora do ponto de venda. E ambas são fundamentais para complementar o espectro visual da marca e a maneira como o seu estabelecimento vai conversar com os consumidores.
Veja a seguir alguns tópicos essenciais para o merchandising para farmácias:
Bom mix de produtos
Um dos grandes desafios dos empresários do varejo farmacêutico é a gestão do estoque da drogaria. A chance de perder um cliente para a concorrência quando ele não encontra um produto na sua loja é muito grande. Com a presença dos concorrentes nas proximidades, não entregar ao consumidor o que ele procura é um risco enorme.
Garanta que o estoque da sua drogaria está bem abastecido. Analisar o giro dos produtos e a curva ABC da loja é fundamental. Você precisa ter um bom controle da saída dos produtos para poder fazer os pedidos de reposição a tempo.
Com o avanço das tecnologias e dos sistemas para o varejo farma, muitas redes utilizam sistemas que criam certa inteligência para esse tipo de situação. Mas vale também capacitar sua equipe para perceber os gargalos até mesmo do sistema e provisionar uma compra maior ou menor de determinado item, de acordo com a venda desse produto.
Outro fator importante é manter uma boa variedade de marcas, apresentações e tamanhos de cada produto. Lembre-se que é preciso atender as necessidades dos clientes, e não fazer o que é melhor para o empresário.
Exposição dos produtos
Muitos empresários ainda não levam esse tema a sério, mas a correta exposição dos produtos pode aumentar, e muito, as vendas da drogaria. E isso também é merchandising para farmácias! Saber onde colocar as categorias, quais produtos devem estar próximos e definir isso no layout da drogaria requer expertise de mercado.
Lembre-se de dar destaque aos produtos que mais interessam para a drogaria. Mas não se esqueça que todos os produtos devem ser encontrados com facilidade pelos clientes. Portanto, a sinalização das categorias na loja deve estar muito clara e visível ao consumidor.
É importante que os produtos sejam expostos por categorias para facilitar a experiência do consumidor dentro da loja. Assim o consumidor terá mais facilidade de encontrar o que está procurando, o que certamente aumentará as vendas. Além de que mesmo produtos não procurados podem gerar lembranças no consumidor e fazê-lo comprar algo que não procurava naquele momento.
Vale lembrar que o objetivo do merchandinsg para farmácias é trazer o cliente para dentro da loja, mas, acima de tudo, satisfazer as necessidades dele com os produtos que ele busca.
Precificação clara nas prateleiras
O bom merchandising para farmácias deve ter os preços dos produtos muito claros nas prateleiras. É preciso levar em conta que as pessoas têm medo de levar produtos ao caixa sem saber o real preço do item. Além disso, muitos consumidores têm vergonha de ficar perguntando os valores dos produtos aos atendentes. A má precificação é um dos principais fatores de desistência da compra no ponto de venda.
Qualidade no atendimento
Como em todo comércio, o atendimento é primordial para alavancar mais vendas. Capacitar a sua equipe pode ser um grande diferencial se você deseja que a sua farmácia venda mais.
As estratégias de comissão hoje em dia são muito comuns. Campanhas diferentes de incentivo podem ser um diferencial para motivar a sua equipe.
Oriente o seu pessoal sobre a postura profissional. É preciso ter em mente que a farmácia é um estabelecimento de saúde e toda a comunicação da loja deve transparecer isso, incluindo os atendentes. Aparência, higiene e uniforme são extremamente importantes para complementar o merchandinsing para farmácias.
Muitos dos materiais de orientação da farmácia podem ser feitos em formatos de POPs (Procedimentos Operacionais) para que todos tenham acesso quando houver alguma dúvida. Isso é importante para renovar conhecimentos sobre determinados assuntos. Além disso, ajuda os funcionários mais antigos a treinarem pessoas novas na equipe.
Os funcionários devem conhecer os produtos da farmácia
Todo consumidor percebe quando o atendente tenta vender um produto e está inseguro sobre as informações relacionadas ao item. Prepare a sua equipe para saber tirar as dúvidas dos consumidores sobre determinados produtos, especialmente vitaminas.
Não se esqueça que um funcionário seguro do que fala transparece a confiança e consegue vender mais.
A importância do merchandising
Depois de analisar esses pontos principais da drogaria, vamos a alguns temas de marketing que são fundamentais no merchandising para farmácias:
Mix de marketing
Após a análise das oportunidades de mercado, a farmácia deve elaborar o mix de marketing. Trata-se do conjunto de ferramentas de marketing que a empresa irá utilizar para atingir seus objetivos no mercado desejado. Nessa fase é preciso analisar:
Produto;
Preço;
Praça (a localização do estabelecimento);
Promoção (a forma de comunicar seus produtos e serviços).
Entender esses pontos é fundamental para desenvolver a comunicação da sua farmácia de acordo com o público e a região em que você atua. Aprimore o merchandising da sua farmácia e tenha resultados nas vendas!
Merchandising é uma palavra de origem inglesa, que de forma bem simples, pode ser entendido como o ato de fazer negócio. São técnicas de marketing para o planejamento e promoção de produtos, indicando a melhor maneira de se trabalhar para obter melhores resultados na venda de mercadorias.
Merchandising na farmácia
No início das farmácias, elas eram compostas por um balcão e todos os produtos atrás dele, onde apenas o farmacêutico e os atendentes tinham acesso aos produtos.
Com o tempo, os hábitos de consumo foram mudando e prateleiras com produtos sem necessidade de prescrição médica saíram de trás dos balcões e chegaram ao alcance das mãos dos clientes.
Foi então que surgiu a venda dos produtos por si, sem a necessidade de um vendedor. E junto o desafio de fazer com que os clientes comprem em maiores quantidades e a farmácia tenha um giro maior de seus estoques.
Objetivos do Merchandising
- Promover o produto através de sua exposição para os potenciais clientes
- Atrair a atenção do consumidor de forma positiva, levando-o a compra do produto ou serviço
- Aumentar a visibilidade dos produtos
- Acelerar o giro das mercadorias
- Convencer o consumidor a comprar
- Oferecer uma interação entre o consumidor e os produtos dentro da farmácia
- Informar os consumidores sobre os produtos
- Facilitar a busca do produto na loja
- Encorajar o impulso
- Reforçar a imagem da marca
- Melhorar a experiência de compra
- Auxiliar os funcionários a fazerem as vendas
Pontos importantes sobre o merchandising na farmácia
1. Variedade
Ninguém fica feliz quando procura por um produto e não o encontra, ocasionando muitas vezes a saída do cliente da farmácia, em busca de outra, onde ele encontre tudo o que precisa.
Por esse motivo é muito importante manter uma boa variedade de marcas, apresentações e tamanhos de cada produto exposto, mesmo que para isso necessite um pouco mais de espaço na prateleira.
Para se ter uma ideia do que melhor funciona na farmácia, preste atenção no perfil do público que frequenta a sua farmácia, assim fica mais fácil entender a sua demanda.
Além disso, esteja aberto a receber sugestões de produtos que a farmácia não tenha à venda, pedidos de consumidores são informações valiosíssimas sobre os gostos de seus clientes.
2. Exposição dos produtos
É importante que exista um distribuição dos produtos comercializados por setores, por exemplo, produtos de cabelos, todos agrupados em uma só prateleira, maquiagens em outra. E de preferência com sinalização, para facilitar a localização dos produtos na farmácia.
Outro ponto importante, os preços devem estar devidamente marcados nas prateleiras. Na correria, um cliente em dúvida, pode deixar de comprar o produto, por ter receio de comprar sem ter certeza do preço.
Produtos que vendem mais, devem ter maiores quantidades expostas na farmácia. Afinal, se ele vende mais é porque os seus clientes se interessam mais por eles e localizá-los com facilidade é um ponto super positivo na hora de influenciar a compra.
3. Melhores lugares da farmácia
- Próximo ao caixa, coloque produtos de baixo custo unitário, que permitem uma decisão rápida de compra, sem pesar muito na conta.
- Locais próximos ao balcão de atendimento, onde os clientes ficam em espera na fila, são excelentes lugares para promoções e exposição de produtos que você queira aumentar as vendas.
- As prateleiras que podem ser visualizadas da rua, são ótimos chamarizes, procure colocar produtos que chamem a atenção de quem está passando em frente a farmácia.
- A localização do caixa também deve ser pensada, de preferência deve ficar próxima à saída, do lado esquerdo de quem entra, assim você consegue manter um fluxo lógico dentro da farmácia.
- Pontas de gôndola são lugares nobres, que permitem uma maior visualização dos produtos, de forma a incentivar a compra por impulso. Utilize esse espaço para promover datas festivas, épocas do ano e produtos promocionais.
- Tenha um local com produtos que os clientes possam experimentar. As pessoas gostam de pegar os produtos, sentir o cheiro, a textura, são fatores que podem influenciar diretamente a compra.
4. Atendimento
- Um bom atendimento faz toda diferença, pode significar a diferença entre o sucesso de sua farmácia e da concorrência.
- Postura pessoal, educação, asseio, bom relacionamento, tudo isso é notado pelo cliente, desde a pessoa que cuida da reposição dos produtos, até o gerente da farmácia.
- Faça reuniões rápidas com sua equipe antes de abrir a farmácia ou em horários de menor movimento. Deixe sempre claro a postura que você espera deles, converse sobre as dificuldades e esteja aberto a ouvi-los também.
- Todos os funcionários, independente de sua função na farmácia, devem conhecer os produtos que você vende na farmácia, sua localização e seus preços. Isso agiliza muito o atendimento e até mesmo, a indicação de outro produto, caso o solicitado pelo cliente esteja em falta ou você não tenha estoque.
- Treine sua equipe, monte um atendimento padrão, sem ser automatizado. Um simples “Bom dia” dito de coração, faz toda a diferença. O cliente se sente valorizado e feliz com o atendimento.
- Mantenha um local onde seus funcionários possam anotar tudo que foi solicitado pelos clientes e que não havia estoque ou que a farmácia não comercializava até então. Use essas anotações para acompanhar a frequência da procura e estudar coloca-los no seu mix de produtos comercializados.
Conclusão
O merchandising depende de um forte planejamento, estudo e engajamento dos funcionários. É necessário estar atento ao gosto dos clientes, ao layout da farmácia, pesquisar novos formatos, saber inovar é muito importante.
Testar, acompanhar, conseguir visualizar os erros e consertá-los, faz parte de todo o processo de merchandising. Para se alcançar o sucesso é necessário ter foco e determinação, apenas através da busca pela excelência conseguimos os melhores resultados.
Fonte: Vide Bula
Alguns aspectos do merchandising no canal farma podem favorecer, e muito, a prática do trade marketing no segmento.
Antes de entrarmos de fato no assunto deste post, ou seja, merchandising, proponho que façamos uma análise.
De forma bem superficial, é possível descrever algumas características que comprovam o potencial de crescimento: é um canal conveniente, com variedade de sortimentos. Muitas vezes, com profissionais capacitados para repassar informações sobre produtos.
Uma pergunta rápida pode justificar isso: quantas farmácias você encontra em um raio de até cinco quilômetros da sua casa?
De acordo com a ACNielsen, o número total de pontos de venda farma só perde para mercados e padarias. Representam uma das maiores forças na distribuição. E não é só de medicamentos, mas também de cosméticos, perfumaria e higiene.
O CANAL FARMA É UM SEGMENTO EM ASCENSÃO NO BRASIL
Aliás, este é um dos segmentos que mais cresce atualmente no País. A crise “freou” o processo de crescimento.
O ritmo seguia um avanço de 43% nos últimos cinco anos. Porém, mesmo com o período de incertezas no cenário econômico, a maioria das projeções se volta para ótimas perspectivas a longo prazo, mantendo-se otimista.
Um exemplo? Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o mercado de cuidados com o cabelo pode ter expansão de 16,6% até 2020.
Outra boa notícia é o destaque que a vaidade masculina tem demonstrado nos últimos anos.
Uma pesquisa realizada pela Euromonitor International mostrou que itens para homens registraram alta de 7% de 2014 para 2015. São xampus, sabonetes, produtos de barbear e cremes de barbear.
A parcela de público masculino detentora dos gastos com produtos de higiene e beleza foi expressiva. Em 2015, correspondeu a 35%, segundo a Nielsen.
A oportunidade está diante de indústrias, distribuidores e varejistas. Basta saber aproveitá-la da melhor forma.
COMO APLICAR O MERCHANDISING NO CANAL FARMA?
José Luís Garcia Araújo Filho tem mais de 20 anos de experiência no segmento farmacêutico.
Começou como estoquista e é formado em publicidade. Atuou como consultor de franquia (gestão de lojas).
Há seis meses, iniciou em uma rede de franquias do segmento farma como supervisor do departamento de trade.
É fato. Muitas farmácias ainda não perceberam como o merchandising no canal farma pode impactar positivamente os resultados de vendas e relacionamento com o shopper.
E não se trata apenas de uma questão visual da loja. Deve-se aproveitar o que, espontaneamente, os produtos já podem oferecer: experiência e bem-estar.
Em matéria publicada pelo Guia da Farmácia, Tiago Ciampone, gerente de gerenciamento por categoria da Johnson & Johnson, reforça a diferença que recursos da loja podem fazer no momento da venda, mas deve estar aliada à informação levada pela indústria.
É nas farmácias e drogarias que os consumidores buscam produtos inovadores e estão dispostos a ouvir mais sobre características e benefícios de cada item. Por isso, é importantíssimo ter uma ambientação adequada, de preferência com móveis diferenciados que caracterizam a marca e, se possível, com o auxílio de material de ponto de venda adequado para o canal e a presença de dermoconsultores bem treinados, que ajudam no processo de escolha, detalhou Tiago na matéria.
Fonte: Clube do Trade