Merchandising é uma palavra de origem inglesa, que de forma bem simples, pode ser entendido como o ato de fazer negócio. São técnicas de marketing para o planejamento e promoção de produtos, indicando a melhor maneira de se trabalhar para obter melhores resultados na venda de mercadorias.
Merchandising na farmácia
No início das farmácias, elas eram compostas por um balcão e todos os produtos atrás dele, onde apenas o farmacêutico e os atendentes tinham acesso aos produtos.
Com o tempo, os hábitos de consumo foram mudando e prateleiras com produtos sem necessidade de prescrição médica saíram de trás dos balcões e chegaram ao alcance das mãos dos clientes.
Foi então que surgiu a venda dos produtos por si, sem a necessidade de um vendedor. E junto o desafio de fazer com que os clientes comprem em maiores quantidades e a farmácia tenha um giro maior de seus estoques.
Objetivos do Merchandising
- Promover o produto através de sua exposição para os potenciais clientes
- Atrair a atenção do consumidor de forma positiva, levando-o a compra do produto ou serviço
- Aumentar a visibilidade dos produtos
- Acelerar o giro das mercadorias
- Convencer o consumidor a comprar
- Oferecer uma interação entre o consumidor e os produtos dentro da farmácia
- Informar os consumidores sobre os produtos
- Facilitar a busca do produto na loja
- Encorajar o impulso
- Reforçar a imagem da marca
- Melhorar a experiência de compra
- Auxiliar os funcionários a fazerem as vendas
Pontos importantes sobre o merchandising na farmácia
1. Variedade
Ninguém fica feliz quando procura por um produto e não o encontra, ocasionando muitas vezes a saída do cliente da farmácia, em busca de outra, onde ele encontre tudo o que precisa.
Por esse motivo é muito importante manter uma boa variedade de marcas, apresentações e tamanhos de cada produto exposto, mesmo que para isso necessite um pouco mais de espaço na prateleira.
Para se ter uma ideia do que melhor funciona na farmácia, preste atenção no perfil do público que frequenta a sua farmácia, assim fica mais fácil entender a sua demanda.
Além disso, esteja aberto a receber sugestões de produtos que a farmácia não tenha à venda, pedidos de consumidores são informações valiosíssimas sobre os gostos de seus clientes.
2. Exposição dos produtos
É importante que exista um distribuição dos produtos comercializados por setores, por exemplo, produtos de cabelos, todos agrupados em uma só prateleira, maquiagens em outra. E de preferência com sinalização, para facilitar a localização dos produtos na farmácia.
Outro ponto importante, os preços devem estar devidamente marcados nas prateleiras. Na correria, um cliente em dúvida, pode deixar de comprar o produto, por ter receio de comprar sem ter certeza do preço.
Produtos que vendem mais, devem ter maiores quantidades expostas na farmácia. Afinal, se ele vende mais é porque os seus clientes se interessam mais por eles e localizá-los com facilidade é um ponto super positivo na hora de influenciar a compra.
3. Melhores lugares da farmácia
- Próximo ao caixa, coloque produtos de baixo custo unitário, que permitem uma decisão rápida de compra, sem pesar muito na conta.
- Locais próximos ao balcão de atendimento, onde os clientes ficam em espera na fila, são excelentes lugares para promoções e exposição de produtos que você queira aumentar as vendas.
- As prateleiras que podem ser visualizadas da rua, são ótimos chamarizes, procure colocar produtos que chamem a atenção de quem está passando em frente a farmácia.
- A localização do caixa também deve ser pensada, de preferência deve ficar próxima à saída, do lado esquerdo de quem entra, assim você consegue manter um fluxo lógico dentro da farmácia.
- Pontas de gôndola são lugares nobres, que permitem uma maior visualização dos produtos, de forma a incentivar a compra por impulso. Utilize esse espaço para promover datas festivas, épocas do ano e produtos promocionais.
- Tenha um local com produtos que os clientes possam experimentar. As pessoas gostam de pegar os produtos, sentir o cheiro, a textura, são fatores que podem influenciar diretamente a compra.
4. Atendimento
- Um bom atendimento faz toda diferença, pode significar a diferença entre o sucesso de sua farmácia e da concorrência.
- Postura pessoal, educação, asseio, bom relacionamento, tudo isso é notado pelo cliente, desde a pessoa que cuida da reposição dos produtos, até o gerente da farmácia.
- Faça reuniões rápidas com sua equipe antes de abrir a farmácia ou em horários de menor movimento. Deixe sempre claro a postura que você espera deles, converse sobre as dificuldades e esteja aberto a ouvi-los também.
- Todos os funcionários, independente de sua função na farmácia, devem conhecer os produtos que você vende na farmácia, sua localização e seus preços. Isso agiliza muito o atendimento e até mesmo, a indicação de outro produto, caso o solicitado pelo cliente esteja em falta ou você não tenha estoque.
- Treine sua equipe, monte um atendimento padrão, sem ser automatizado. Um simples “Bom dia” dito de coração, faz toda a diferença. O cliente se sente valorizado e feliz com o atendimento.
- Mantenha um local onde seus funcionários possam anotar tudo que foi solicitado pelos clientes e que não havia estoque ou que a farmácia não comercializava até então. Use essas anotações para acompanhar a frequência da procura e estudar coloca-los no seu mix de produtos comercializados.
Conclusão
O merchandising depende de um forte planejamento, estudo e engajamento dos funcionários. É necessário estar atento ao gosto dos clientes, ao layout da farmácia, pesquisar novos formatos, saber inovar é muito importante.
Testar, acompanhar, conseguir visualizar os erros e consertá-los, faz parte de todo o processo de merchandising. Para se alcançar o sucesso é necessário ter foco e determinação, apenas através da busca pela excelência conseguimos os melhores resultados.
Fonte: Vide Bula