O modelo de drogarias evoluiu muito nos últimos tempos e, com ele, o merchandising para farmácias também. No início, a farmácia apenas dispensava os produtos atrás do balcão. Clientes somente entravam na área atrás do balcão para tomar uma injeção ou tirar a pressão. Do lado de fora, só a balança.

Porém, com o tempo, o espaço da loja começou a ganhar prateleiras e gôndolas para a exposição de produtos não éticos e MIPs, Medicamentos Isentos de Prescrição. E esse modelo revolucionou o varejo farmacêutico e o merchandisng para farmácias.

A maneira como as drogarias se comunicam com os consumidores hoje é muito diferente. O autosserviço ganhou prestígio dos empresários e também dos clientes, que podem comprar os produtos que desejam com mais facilidade. Isso possibilitou maior capacitação dos balconistas, que hoje podem falar sobre produtos como vitaminas aos consumidores, por exemplo.

Pensando nesse novo tipo de comunicação, as farmácias devem aproveitar as técnicas de merchandising para atrair e conquistar clientes, não somente por oferecer os produtos mais baratos, mas também por saber se comunicar com o público da região em que atua.

Mas, afinal, o que é merchandising para farmácias?

Merchandising é uma palavra em inglês, significa mercadoria (substantivo) ou também pode ser um verbo que indica o ato de fazer negócio, ou seja, comprar e vender alguma coisa. Uma ferramenta muito utilizada no marketing como uma técnica de planejamento e promoção de um produto, no local e tempo adequados.

Para fazer com que os clientes comprem mais e destacar-se em meio a tantos concorrentes, é indispensável fazer um bom merchandising. Sabemos que clientes são influenciados pela ambientação da loja e por seus funcionários.

Merchandising para farmácias e o comportamento do consumidor

Compreender o comportamento do consumidor local é a primeira lei para saber como se comunicar bem. Saber analisar o consumo, os produtos que o cliente busca, o giro dos principais itens da loja, entre outros fatores, é muito importante.

merchandising para farmácias é um grande fator de diferenciação entre as marcas. Com as margens dos produtos sempre menores a fim de atrair os clientes pelo preço, a comunicação pode ser um fator decisivo.

Vale lembrar que a comunicação acontece dentro e fora do ponto de venda. E ambas são fundamentais para complementar o espectro visual da marca e a maneira como o seu estabelecimento vai conversar com os consumidores.

Veja a seguir alguns tópicos essenciais para o merchandising para farmácias:

Bom mix de produtos

Um dos grandes desafios dos empresários do varejo farmacêutico é a gestão do estoque da drogaria. A chance de perder um cliente para a concorrência quando ele não encontra um produto na sua loja é muito grande. Com a presença dos concorrentes nas proximidades, não entregar ao consumidor o que ele procura é um risco enorme.

Garanta que o estoque da sua drogaria está bem abastecido. Analisar o giro dos produtos e a curva ABC da loja é fundamental. Você precisa ter um bom controle da saída dos produtos para poder fazer os pedidos de reposição a tempo.

Com o avanço das tecnologias e dos sistemas para o varejo farma, muitas redes utilizam sistemas que criam certa inteligência para esse tipo de situação. Mas vale também capacitar sua equipe para perceber os gargalos até mesmo do sistema e provisionar uma compra maior ou menor de determinado item, de acordo com a venda desse produto.

Outro fator importante é manter uma boa variedade de marcas, apresentações e tamanhos de cada produto. Lembre-se que é preciso atender as necessidades dos clientes, e não fazer o que é melhor para o empresário.

Exposição dos produtos

Muitos empresários ainda não levam esse tema a sério, mas a correta exposição dos produtos pode aumentar, e muito, as vendas da drogaria. E isso também é merchandising para farmácias! Saber onde colocar as categorias, quais produtos devem estar próximos e definir isso no layout da drogaria requer expertise de mercado.

Lembre-se de dar destaque aos produtos que mais interessam para a drogaria. Mas não se esqueça que todos os produtos devem ser encontrados com facilidade pelos clientes. Portanto, a sinalização das categorias na loja deve estar muito clara e visível ao consumidor.

É importante que os produtos sejam expostos por categorias para facilitar a experiência do consumidor dentro da loja. Assim o consumidor terá mais facilidade de encontrar o que está procurando, o que certamente aumentará as vendas. Além de que mesmo produtos não procurados podem gerar lembranças no consumidor e fazê-lo comprar algo que não procurava naquele momento.

Vale lembrar que o objetivo do merchandinsg para farmácias é trazer o cliente para dentro da loja, mas, acima de tudo, satisfazer as necessidades dele com os produtos que ele busca.

Precificação clara nas prateleiras

O bom merchandising para farmácias deve ter os preços dos produtos muito claros nas prateleiras. É preciso levar em conta que as pessoas têm medo de levar produtos ao caixa sem saber o real preço do item. Além disso, muitos consumidores têm vergonha de ficar perguntando os valores dos produtos aos atendentes. A má precificação é um dos principais fatores de desistência da compra no ponto de venda.

Qualidade no atendimento

Como em todo comércio, o atendimento é primordial para alavancar mais vendas. Capacitar a sua equipe pode ser um grande diferencial se você deseja que a sua farmácia venda mais.

As estratégias de comissão hoje em dia são muito comuns. Campanhas diferentes de incentivo podem ser um diferencial para motivar a sua equipe.

Oriente o seu pessoal sobre a postura profissional. É preciso ter em mente que a farmácia é um estabelecimento de saúde e toda a comunicação da loja deve transparecer isso, incluindo os atendentes. Aparência, higiene e uniforme são extremamente importantes para complementar o merchandinsing para farmácias.

Muitos dos materiais de orientação da farmácia podem ser feitos em formatos de POPs (Procedimentos Operacionais) para que todos tenham acesso quando houver alguma dúvida. Isso é importante para renovar conhecimentos sobre determinados assuntos. Além disso, ajuda os funcionários mais antigos a treinarem pessoas novas na equipe.

Os funcionários devem conhecer os produtos da farmácia

Todo consumidor percebe quando o atendente tenta vender um produto e está inseguro sobre as informações relacionadas ao item. Prepare a sua equipe para saber tirar as dúvidas dos consumidores sobre determinados produtos, especialmente vitaminas.

Não se esqueça que um funcionário seguro do que fala transparece a confiança e consegue vender mais.

A importância do merchandising

Depois de analisar esses pontos principais da drogaria, vamos a alguns temas de marketing que são fundamentais no merchandising para farmácias:

Mix de marketing

Após a análise das oportunidades de mercado, a farmácia deve elaborar o mix de marketing. Trata-se do conjunto de ferramentas de marketing que a empresa irá utilizar para atingir seus objetivos no mercado desejado. Nessa fase é preciso analisar:

Produto;

Preço;

Praça (a localização do estabelecimento);

Promoção (a forma de comunicar seus produtos e serviços).

 

Entender esses pontos é fundamental para desenvolver a comunicação da sua farmácia de acordo com o público e a região em que você atua. Aprimore o merchandising da sua farmácia e tenha resultados nas vendas!