Alguns aspectos do merchandising no canal farma podem favorecer, e muito, a prática do trade marketing no segmento.
Antes de entrarmos de fato no assunto deste post, ou seja, merchandising, proponho que façamos uma análise.
- Complemente sua leitura: Estratégias Inteligentes para Merchandising no PDV.
De forma bem superficial, é possível descrever algumas características que comprovam o potencial de crescimento: é um canal conveniente, com variedade de sortimentos. Muitas vezes, com profissionais capacitados para repassar informações sobre produtos.
Uma pergunta rápida pode justificar isso: quantas farmácias você encontra em um raio de até cinco quilômetros da sua casa?
De acordo com a ACNielsen, o número total de pontos de venda farma só perde para mercados e padarias. Representam uma das maiores forças na distribuição. E não é só de medicamentos, mas também de cosméticos, perfumaria e higiene.
O CANAL FARMA É UM SEGMENTO EM ASCENSÃO NO BRASIL
Aliás, este é um dos segmentos que mais cresce atualmente no País. A crise “freou” o processo de crescimento.
O ritmo seguia um avanço de 43% nos últimos cinco anos. Porém, mesmo com o período de incertezas no cenário econômico, a maioria das projeções se volta para ótimas perspectivas a longo prazo, mantendo-se otimista.
Um exemplo? Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o mercado de cuidados com o cabelo pode ter expansão de 16,6% até 2020.
Outra boa notícia é o destaque que a vaidade masculina tem demonstrado nos últimos anos.
Uma pesquisa realizada pela Euromonitor International mostrou que itens para homens registraram alta de 7% de 2014 para 2015. São xampus, sabonetes, produtos de barbear e cremes de barbear.
A parcela de público masculino detentora dos gastos com produtos de higiene e beleza foi expressiva. Em 2015, correspondeu a 35%, segundo a Nielsen.
A oportunidade está diante de indústrias, distribuidores e varejistas. Basta saber aproveitá-la da melhor forma.
- Assista ao TradeCast sobre a importância do trade marketing no canal indireto.
COMO APLICAR O MERCHANDISING NO CANAL FARMA?
José Luís Garcia Araújo Filho tem mais de 20 anos de experiência no segmento farmacêutico.
Começou como estoquista e é formado em publicidade. Atuou como consultor de franquia (gestão de lojas).
Há seis meses, iniciou em uma rede de franquias do segmento farma como supervisor do departamento de trade.
É fato. Muitas farmácias ainda não perceberam como o merchandising no canal farma pode impactar positivamente os resultados de vendas e relacionamento com o shopper.
E não se trata apenas de uma questão visual da loja. Deve-se aproveitar o que, espontaneamente, os produtos já podem oferecer: experiência e bem-estar.
Em matéria publicada pelo Guia da Farmácia, Tiago Ciampone, gerente de gerenciamento por categoria da Johnson & Johnson, reforça a diferença que recursos da loja podem fazer no momento da venda, mas deve estar aliada à informação levada pela indústria.
É nas farmácias e drogarias que os consumidores buscam produtos inovadores e estão dispostos a ouvir mais sobre características e benefícios de cada item. Por isso, é importantíssimo ter uma ambientação adequada, de preferência com móveis diferenciados que caracterizam a marca e, se possível, com o auxílio de material de ponto de venda adequado para o canal e a presença de dermoconsultores bem treinados, que ajudam no processo de escolha, detalhou Tiago na matéria.
Fonte: Clube do Trade